11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg15.jpg16.jpg17.jpg18.jpg19.jpg20.jpg21.jpg22.jpg23.jpg24.jpg25.jpg26.jpg

Reverências ao odor de terra que trago nas mãos. 

Talian o Veneto Brasileiro

Talian e/ou Veneto Brasileiro

 

A vida e suas contradições permanecerão como mistério.

As historias, piadas e lendas no Talian ou Vêneto Brasileiro, nasceram para justificar um fato TALIAN E O VENETO BRASILEIRO.vivido. Seja na sua forma de ser, nas normas de leis, nas injustiças sociais, no objetivo concreto ou mesmo apenas em representações, as palavras na língua de origem eram as páginas de um calendário material que impunha o trabalho e a festa. Fosse no campo semeando ou colhendo o grão, fosse em casa correndo os dedos no rosário (uma das maiores forças dos nossos emigrantes: a fé), fosse em reuniões nas capelas nos finais de semana, na comunidade. A nossa cultura não mudou de estrada, não abandonou referimentos e necessidades. Ao contrário, nasceu junto ao primeiro  choro do primeiro filho nascido na nova terra e em todos permaneceu de forma a ser conservada para sempre.

No convívio das comunidades, o abraço da nova solidariedade: condição de vida decente, o desejo de reconhecer-se e conhecer uns aos outros, de repetir as mesmas histórias para transmitir o valor de uma sociedade contínua. No trabalho do campo, no artesanal e no industrial, a mútua colaboração e a alma plena que, lentamente, com o passar dos anos e ‘ o vamos fazer juntos’, levou ao nascimento de uma koinè formada dos diversos dialetos trazidos do norte italiano, o nosso Talian. Tudo isso  valorizou o passado e deu o senso certo à nossa necessidade de mantermo-nos entre a tradição e o mundo novo.

 Uma cultura que vive de tradições e memória dos fatos que as antigas gerações transmitiram é a nossa identidade social e pessoal, em nome da continuidade/comunidade.

Essa comunidade somos todos nós. Continuemos...

Leia mais:Talian o Veneto Brasileiro